Essas tais indesejaveis celulites e estrias, várias adolescentes hoje em dia adquirem esse problema, mas há tratamento e soluções, mas procure sempre evitar.
Como evitar
As estrias atróficas são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais frequente no sexo feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres.
A ruptura das fibras forma lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.
As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:
Tratamento com ácidos: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.
Peelings: os peelings tem a mesma ação dos ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. Também deve ser evitada a exposição solar.
subcisão (subcision): esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.
Dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. A sua característica é deixar ondulações nas pernas, no bumbum, nas coxas, e até na barriga.
Mas antes de começar um tratamento para evitar ou amenizar o aparecimento desse problema no seu corpo, saiba quais são suas três principais causas.
Hereditariedade: Se alguém tiver o problema na sua família você também pode ter;
Problemas circulatórios: Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
Alterações hormonais: Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois significa uma dose adicional de hormônios circulando no seu organismo.
Esses três fatores associados com a má alimentação, tensão emocional, sedentarismo, excesso de toxina no organismo e o uso constante de roupas apertadas estimulam ainda mais o aparecimento da celulite e a situação fica incontrolável.
Agora você já tem motivos de sobra para arregaçar as mangas e partir para a batalha contra esse mal. É indispensável ter uma alimentação saudável, fazer exercícios, utilizar esfoliantes e cremes redutores no corpo. Para um resultado eficaz e completo faça um tratamento estético específico para o seu caso. Assim, você estará prontinha para arrasar no verão sem os incômodos “furinhos”.
A celulite pode apresentar-se em vários graus de acordo com a gravidade:
GRAU I – Ainda não está muito aparente mas as células gordurosas já encontram-se um pouco inchadas. No há dor e a circulação ainda não foi prejudicada;
GRAU II – A circulação já est um pouco comprometida, mas ainda não há dor. Torna-se aparente ao comprimir-se a pele;
GRAU III – Nesse estágio a pessoa já começa a sentir um pouco de dor e a pele fica com textura de casca de laranja;
GRAU IV – Esse é o estágio em que as pernas começam a doer, inchar e a sensação de cansaço é frequente. A celulite é dura, a pele começa a ficar com aspecto acolchoado.
cellulite
Não existem soluções mágicas nem imediatas anti celulite, tendo em vista suas múltiplas causas. Por outro lado, existem formas de tratamento dos quais não se pode prescindir, tais como: tratamento cosmético, atividade física, drenagem linfática e alimentação correta. Fatores esses cuja associação tem demonstrado eficácia satisfatória em pacientes com celulite em diferentes estágios.
A celulite e a gordura formam-se no nível do tecido adiposo. A gordura diz respeito apenas aos adipcitos (células de gordura); já a celulite afeta o conjunto de vasos, nervos, fibras, células, adipcitos, substancia fundamental. Isso explica porque a gordura desaparece com um regime, enquanto a celulite se mantém rebelde às dietas e dificilmente desaparece espontâneamente.
A celulite aparece do dia para a noite?
Não. O que acontece é que às vezes ela já está lá, mas a pele ainda está lisinha. O aparecimento dos furinhos é bem gradual, por isso é importante ficar esperta. Quanto antes você perceber e começar a tratar, melhores serão os resultados.
Passa de mãe para filha?
Com toda certeza. Você herda da sua mãe, avó ou bisavó a tendência a produzir mais ou menos hormônios. Dá uma pesquisada entre a mulherada da sua família. Se elas tiverem celulite é provável que você também tenha.
Em qual fase da vida da mulher a celulite surge?
A partir da menarca (primeira menstruação) começam a aparecer os primeiros sinais, que podem piorar com o passar dos anos.
O que a alimentação tem a ver com a celulite?
Muita coisa. Manter uma alimentação muito gordurosa (com frituras, embutidos, carnes gordas, etc), rica em sal (retentor de líquidos) e repleta de carboidratos simples (açúcar e farinha de trigo branca e alimentos preparados com esses ingredientes) vai colaborar e muito para as células de gordura incharem com o tempo.
Quando as estrias aparecem?
Quando há um aumento de peso ou crescimento excessivo em pouco tempo.
Gostou da Postagem?
Vai te ajudar?
Tem celulite?
Tem estria?
Comente:






Nenhum comentário:
Postar um comentário